Mário Laginha distinguido com o Prémio Carlos Paredes 2007

O pianista Mário Laginha foi hoje distinguido com o Prémio Carlos Paredes 2007, pelo álbum “Canções & Fugas”. O prémio foi atribuído por unanimidade pelo júri, anunciou hoje a câmara de Vila Franca de Xira.

Promovido pela autarquia vilafranquense pelo quinto ano consecutivo, o prémio ? com uma dotação de 2500 euros e uma placa alusiva ? distingue o melhor CD de música instrumental não erudita, feita por portugueses no ano anterior.

A esta edição apresentaram-se oito candidaturas, analisadas por um júri composto por José Jorge Letria, em representação da autarquia; Pedro Osório, pela Sociedade Portuguesa de Autores; Ruben Carvalho, crítico musical; e Pedro Campos, músico.

Com este prémio, a câmara de Vila Franca de Xira “entende estar a homenagear devidamente um dos maiores músicos e compositores portugueses do século XX”.

Nascido em Lisboa em 1960, Laginha é considerado um dos mais criativos músicos e compositores portugueses de jazz.

Com inúmeras colaborações com a cantora de jazz Maria João, Laginha tocou nos últimos anos com músicos como Bernardo Sassetti e Pedro Burmester.

A sua discografia inclui títulos como “Grândolas ? Seis Canções e Dois Pianos nos Trinta Anos de Abril”, “Mário Laginha e Bernardo Sassetti”, “Undercovers”, “Chorinho Feliz”, “Lobos, Raposas e Coiotes”, “Fábula”, “Danças”, “Duetos” e o agora premiado “Canções & Fugas”.

A cerimónia de entrega do prémio está marcada para o dia 13, às 17h00, no Clube Vilafranquense.

in PUBLICO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: