Fundão: Programa cultural promove tradições da Quaresma

Cantos e versos religiosos alusivos à Quaresma vão dar origem a um novo espectáculo musical interpretado pelo Coro Misto da Covilhã e por um grupo de Percussão da Associação Cultural da Beira Interior.

O espectáculo «Miserére» (uma expressão religiosa em que se pede misericórdia) vai ser apresentado a 17 de Março, às 21:30, na Igreja Matriz de Alpedrinha e constitui um dos atractivos do programa da Quadragésima, Ciclo de Tradições da Quaresma, no Fundão, que arranca este sábado.

Até 08 de Abril, a Câmara do Fundão, em parceria com a empresa municipal Fundão Turismo, organizam pelo quinto ano consecutivo a iniciativa que promove «tradições religiosas que são muito fortes e continuam vivas no Concelho», refere à Agência Lusa, Paulo Fernandes, vereador com o pelouro da Cultura.

O programa tem um orçamento que ronda os 25 mil euros e promove actividades culturais que se juntam às religiosas, que atravessaram séculos, e que o Fundão quer usar como pretexto para atrair turistas durante esta época do calendário cristão.

A Procissão dos Passos, a 1 de Abril, na Capinha, a Procissão das Pinhas que se realiza no mesmo dia, na Barroca do Zêzere, ou ainda a procissão do dia 5, na Soalheira, fazem parte da Quadragésima.

Entre outros eventos religiosos, destaca-se ainda a marcha dos Penitentes encapuzados, que sai às ruas de Lavacolhos na noite de 5 de Abril, recordando a Via Sacra de Jesus, quando o relógio da aldeia estiver prestes a soar a meia-noite.

O programa (disponível em http://quadragesima.no.sapo.pt termina a 6 de Abril, pelas 21:00, com o Enterro do Senhor, no Fundão.

Para além das actividades religiosas, a Quadragésima arranca este sábado com um concerto pela Orquestra de Câmara do Fundão, no auditório da Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, a partir das 21:30.

Para dia 10, no mesmo espaço, está marcado o espectáculo de marionetas «Os Martírios do Senhor ou Auto da Paixão», a partir das 21:30, pelo Bonecos de Santo Aleixo, do Alentejo.

No dia 17, a Associação Cultural da Beira Interior apresenta o espectáculo «Miserére» na Igreja Matriz de Alpedrinha, pelas 21:30.

Trata-se de uma obra composta pelo maestro Luís Cipriano, presidente da associação sedeada na Covilhã, a partir dos cânticos religiosos da Quaresma do Concelho do Fundão, recolhidos por uma equipa da Câmara local.

Todos os anos, esta equipa desafia um projecto musical único a interpretar a recolha tradicional.

Outro espectáculo musical está marcado para 24 de Março, pelas 21:30, em local a definir, com a Orquestra Sinfónica e Ensemble da ESART – Escola Superior de Artes de Castelo Branco.

Dia 31 de Março, a população da Freguesia da Fatela junta-se numa peça de teatro comunitária, a partir das 21:00.

O teatro religioso «Auto da Paixão», vai ser apresentado na Igreja Matriz da Fatela e revive todos passos de Jesus Cristo, desde a sua prisão à ressurreição.

Esta representação teatral é também uma tradição antiga, que desapareceu durante algum tempo e regressa este ano.

Diário Digital / Lusa

1 Comentário

  1. Maçã said,

    Março 9, 2007 às 9:14 pm

    Obrigada!🙂


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: