Castelo Branco: Acordeão desperta reclusas para música

Um recital de acordeão, promovido numa ala de celas individuais do Estabelecimento Prisional Feminino (EPF) de Castelo Branco, evoluiu da curiosidade para o entusiasmo entre as reclusas, estendendo-se aos próprios músicos, umas e outros estreantes num concerto desta natureza.

A organização do espectáculo, incluído no programa do 1º Festival e Concurso de Acordeão (FOLEFEST), já tinha avisado que ele ia decorrer junto das celas, fora de espaços habitualmente utilizados para manifestações artísticas nos estabelecimentos prisionais, aproximando-se o mais possível do dia-a-dia de uma prisão.

Na prática, no EPF de Castelo Branco, foi como se de um concerto num autocarro se tratasse: no lugar do condutor estavam os dois acordeonistas, em cima de um pequeno palco improvisado.

Pelo corredor fora, com cerca de dois metros de largura e 30 de comprimento, filas de quatro cadeiras ordeiramente alinhadas, duas a duas, foram totalmente ocupadas pelas «passageiras», as reclusas.

E, na retaguarda, outros «passageiros» – nomeadamente guardas prisionais, técnicos e alguns funcionários administrativos – «viajaram» de pé, ao som do acordeão, durante pouco mais de 35 minutos.

O concerto iniciou-se com cerca de 15 minutos de atraso – «nisso não é diferente de lá de fora», comentou uma guarda prisional – enquanto a expectativa crescia no corredor.

As primeiras notas tocadas por Paulo Ferreira e Pedro Santos provocaram algum burburinho: comentários cruzados entre as reclusas – a quase totalidade das 65 mulheres do EPF assistiram ao recital, junto com quatro homens ali detidos em regime aberto – e alguma indefinição no momento de aplaudir ou a reserva em esboçar uns passos de dança.

Ao terceiro dos seis temas, originalmente compostos para acordeão, fugindo à típica associação do instrumento à música de cariz mais popular ou mesmo «popularucha», havia quem já acompanhasse com palmas.

O final, então, foi em apoteose, com os dois acordeonistas aplaudidos de pé e com direito a um «encore» especial: o «Parabéns a Você» a uma detida que completava 41 anos de idade.

O concerto acabou por ter o condão de despertar nas reclusas o gosto pela música, e a do acordeão em particular: «Vim pela curiosidade. Lá fora nunca tinha ido a um concerto, já mudei de ideias, hoje iria assistir», disse à Agência Lusa Ana Paula Salgueiro, uma das reclusas do EPF de Castelo Branco.

Sentada na primeira fila, acompanhada de Cristina Nascimento, Ana Paula viveu o «dia diferente» proporcionado pela direcção do estabelecimento prisional como «uma quebra de rotina».

Detida há quase cinco anos por um crime análogo ao da maioria das colegas – o tráfico de droga -, a cabeleireira do estabelecimento prisional destacou, a exemplo de Cristina Nascimento, a «qualidade» do espectáculo.

«Estava à espera de um música mais ‘pimba’. Afinal foi diferente mas entrámos na onda», assegura Cristina.

Do lado dos músicos, Pedro Santos assumiu que o concerto «excedeu largamente» as expectativas iniciais.

«Nunca tinha estado dentro de um estabelecimento prisional.

Estava expectante sobre o que ia acontecer e afinal tivemos uma resposta muito agradável [do público]», disse.

O outro acordeonista, Paulo Ferreira, já tinha actuado num estabelecimento prisional, embora num pavilhão, espaço diferente daquele que hoje encontrou.

«Deu-me mais prazer tocar aqui do que em determinados concertos em grandes salas. Emocionalmente estava mais concentrado e com mais gosto de actuar», confessou.

Já a directora do EPF de Castelo Branco, Ângela Portugal, destacou a «abertura crescente» das cadeias a iniciativas do género, sublinhando a importância das manifestações artísticas na «sede de conhecimento» dos reclusos.

Diário Digital / Lusa

4 comentários

  1. Balazs Radu said,

    Maio 19, 2008 às 2:59 pm

    Tretas!

  2. Balazs Radu said,

    Maio 21, 2008 às 3:36 pm

    Ainda nao apagarao esta pagina??? deixao aberta esta pagina para eu escrever como e que funciona o Estabelecimento Prisional de Castelo Branco!!! Sai no dia 23 de Abril e nao me deram nenhum documento !!! Como e possivel? Sou um estrangeiro no vosso pais e nao foram capases de ver aonde esta o meu passaporte!!! Deviam ter vergonha!!!!!!

  3. Balazs Radu said,

    Maio 27, 2008 às 3:23 pm

    Boa tarde senhores e senhoras funcionarias do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco.Estou a escrever estas mensagens aqui so para que todo mundo saber o `belo` trabalho que voces estao a fazer! Para que toda agente saiba no Estabelecimento prisional de Castelo Branco os reclusos ganham ordonatos de 15 euros por mes e trabalham como nos tempos da escravidao!! A quem trabalha de borla , mas nao porque querem; sao obrigados!!! SIM sao obrigados!! Quem nao acorda de manha vai para o castigo!!! Quem falta na escola , vai para o castigo!! Qualquer dia ja nao podem falar que vao para o castigo!!! Agora vou falar-vos do desporto no Estabelecimento!! NAO HA !!!!!!!!! Gostava tanto de ver uma entrevista dada pela doutora Angela Portugal na impresa. Deve falar sao tretas!!! MENTIRAS!!! Porque nao fala do campo da bola?? Ha um campo da bola , mas nao nos deixa utilizar por falta de seguranca diz a senhora!
    No estabelecimento a 100 reclusos e 300 guardas!!! entre aspas claro.. mas e mais ou menos esta a diferenca.
    E triste , triste, triste…
    Nao ha ninguem para ir falar com os reclusos, para confirmas as minhas acusacoes ???

  4. newsubstance said,

    Junho 2, 2008 às 3:23 am

    Cara amiga,

    Isto é apenas um blog de informação geral, não um provedor da justiça dos reclusos de um qualquer estabelecimento prisional. Para que as suas denuncias se façam ouvir deverá deslocar-se até um qualquer outro sitio.

    Cumprimentos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: