40 Anos de Kurt Cobain, a continuação…

kurtcobain.jpg

Após termos relembrado o mítico Kurt Cobain, vocalista dos Nirvana, fui buscar á Blitz 07 alguns tópicos de interesse acerca do grupo e do vocalista em nome próprio.

Um dos pontos que mais curiosidade me despertou foi o da música Smells Like Teen Spirit, que acredito que pouca gente conheça como surgiu. A explicação é simples, quando Kurt namorou em 1990 com uma baterista de nome Tobi Vail das Bikini Kill, uma das suas colegas de nome Kathleen Hanna escreveu na parede do quarto de Kurt a frase “Kurt Smells Like Teen Spirit”. Esta frase espicaçou os sentimentos poéticos de Kurt Cobain que nunca mais esqueceu e mal Tobi acabou a relação ele escreveu a canção que viria a ser um dos hinos do Grunge. De realçar que “Teen Spirit” era a marca de desodorizante que Vail usava.

O videoclip desta mesma faixa foi filmado em 17 de Agosto de 1991 em Culver City, na Califórnia, nos estúdios GMT. Videoclip trabalhado durante meses por Kurt Cobain, explicou-o numa carta que escrevera a Tobi Vail mas que nunca chegou a enviar, ele descreveu na carta como “ Uma festa numa escola secundária, as cheerleaders têm A’s de anarquia nas camisolas e militante revolucionários entregam armas com flores nos canos a todos os estudantes, que atiraram o dinheiro, as jóias e as cassetes do Andrew Dice Clay para um grande monte que nós depois incendiamos.” Esta ideia foram contrapostas pelo realizador Sam Bayer o que irritou Kurt, que só começou a filmar depois de mandar abaixo meia garrafa de Jim Bean. No entanto o jovem publico depois de passarem um dia inteiro em filmagens aborrecidas, decidiu tomar uma posição e lá mais para o fim do videoclip saltaram dos bancos e fizeram mosh à séria, o que faria com que os Nirvana se congratulassem por ultimo, sobrepondo-se assim ao realizador.

8 de Novembro de 1991, nos estúdios do Channel 4 em Londres, aquando da primeira vez em directo na televisão londrina, Kurt Cobain anuncia algo que deixou milhões de pessoas incrédulas, “ gostava que toda a gente soubesse que Courtney Love, vocalista da sensacional banda de pop Hole, é a melhor foda do mundo”. O que poderemos dizer disto? Revelação pura e dura da nova musa artística de Kurt.

O porque do uso de heroína pelo vocalista dos Nirvana… tudo se pode resumir as palavras com que o próprio descreveu a situação… “Decidi começar a usar (heroína) diariamente por causa de uma dor de estômago que me levava ao ponto de me querer matar.”. Como se costuma dizer não morreu da doença morreu da cura…

Nirvana – Smells Like Teen Spirit

4 comentários

  1. scorpio mab said,

    Fevereiro 24, 2007 às 11:33 pm

    o vídeo de imitação tá bom heheheheh , no outro dia eskecime de te dizer se conhecias o filme de gus van sant sobre os ultimos dias de kurt cobain, escrevi á muito tempo na mafia sobre isso ,,,,aki te deixo k fui fazer peskisa

    “Last Days – Os Últimos Dias” Este é o novo filme de Gus Van Sant inspirado na vida de Kurt Cobain.
    O realizador Gus Van Sant (Elephant, Palma de Ouro) está de regresso com um filme inspirado na vida do ex-vocalista dos Nirvana, Kurt Cobain. Blake (interpretado por Michael Pitt) é um músico neurótico, depresivo e cheio de traumas. Seatle é a sua cidade natal e o sucesso afectou-o intensamente. “Last Days – Os Últimos Dias” estreia com o apoio da Antena 3 e podem descobrir um pouco mais na página oficial em: http://www.lastdaysmovie.com/site.html.

    ficas aí co link assim como este k na altura também achei interessante
    http://www.justiceforkurt.com/

    abracinho mafioso😉

  2. KEMILLY COBAIN said,

    Janeiro 12, 2008 às 1:39 pm

    RRSRRSRRSSRRSRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

  3. yolanda said,

    Fevereiro 8, 2008 às 8:54 pm

    eu amo kurt cobain ,moro no brasil escuto a banda todos os dias e amo nirvana mais que tudo nesse mundo, amo d+. minha mãe diz que a banda e mal influençia mais eu não to nem ai kurt cobain esteja onde estiver
    eu te amo…. SOU GRUNGE
    vc foi o cantor mais louco do mundo e isso e bom pelo menos pra min …
    {TE AMO NIRVANA }

  4. Paula rafaela said,

    Julho 23, 2009 às 10:57 pm

    Bem , devo dizer que adoreeeei o teu post!
    Sou uma grande fã de NIRVANA e adoro ver este tipo de posts pois para ser sincera sabia que a musica ‘smells like teen spirit’ tinha-os levado á fama mas nao sabia a origem do seu nome😛 . Por isso obrigada!
    E bom saber que apesar do que lhe aconteçeu e há banda que o KURT e que os NIRVANA sejam e continuem a ser sempre relembrados !
    E gosto de saber que apesar do tempo que já passou as pessoas continuem a fazer posts e a gostar desta banda assim como eu gosto🙂 !

    Bem beijinhooos*

    Nirvana , ALLWAYS (L)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: