Fundão vai ter museu em memória de José Alves Monteiro

A Câmara do Fundão vai inaugurar no dia 25 um museu arqueológico no remodelado Solar Falcão d´Elvas, no centro histórico da cidade, anunciou a autarquia.

O investimento ronda os 600 mil euros, para «colocar à disposição do público o acervo museológico que o município tem armazenado ao longo de décadas», disse à Agência Lusa o presidente da autarquia, Manuel Frexes.

O acervo do Museu é actualmente constituído por quatro centenas de peças, de um total de cerca de 15 mil em depósito.

Reúne colecções de objectos do quotidiano, que vão da pré-história ao século V, conjuntos cerâmicos romanos e pré-romanos, machados, e exemplares de peças com inscrições seculares.

«Este vai ser um dos equipamentos culturais de maior relevo na região, nas áreas do património, da arqueologia e da história», garante Manuel Frexes.

Para além do espaço museológico, o edifício contempla ainda um pequeno auditório, sala de exposições temporárias, biblioteca técnica, laboratório de conservação e restauro e gabinetes de estudo.

O novo espaço vai receber a designação de Museu Municipal José Monteiro, em homenagem ao responsável pela recolha de parte do espólio que ali será exposto e um dos principais impulsionadores das investigações arqueológicas no concelho.

Por essa mesma razão, o espaço vai ser inaugurado a 25 de Fevereiro, dia de aniversário de José Alves Monteiro, que nasceu em 1890, no Fundão.

Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra em 1912, e regressou depois à terra natal onde exerceu advocacia e se dedicou à promoção de diversas actividades de ordem cultural e política, como as pesquisas arqueológicas. Foi autor de diversas obras sobre a temática.

Outra parte significativa do espólio do museu resulta de doações e cedências da parte de munícipes e instituições, entre elas o próprio Instituto Português de Museus.

O museu vai ser dirigido por João Mendes Rosa, docente, licenciado em História e doutorando em Arqueologia e actual responsável pela Divisão Municipal do Património Histórico.

Diário Digital / Lusa

CM Fundão

4 comentários

  1. Museu said,

    Dezembro 23, 2008 às 4:14 pm

    O Museu já foi inaugurado no dia 25 de fevereiro de 2007, para mais informações consulte o site:
    http://www.museuarqueologicofundao.com
    poderá aceder à mais variada informação, fotos, videos, publicações, notícias, eventos e aquisição de livros e lembranças online.

  2. juliana amorim sergio said,

    Março 23, 2009 às 2:52 pm

    eu achei muito bacana vcs colocar a história de fundão,e reportagens sobre o lugar.
    bjks!!!!!!
    Juliana Amorím Sérgio

  3. Julíana Amorím Sérgio said,

    Maio 13, 2009 às 5:41 pm

    pô eu achei muito massa por estarem fazendo isso é muito legal e digo mais eu ja falei com todos os meus amigos sobre isso e estamos pensando em ir ver o q vcs estão fazendo,eu acho isso muito importante alias vai dar mais destaque a cidade afinal conta a história da cidade.
    bjks!!!!!!!
    Juliana Amorím sérgio.

  4. Agosto 20, 2010 às 7:41 pm

    muiito legal essa site !!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: