Fantasporto: Pré-festival arranca com ciclo sobre super-heróis

fantasporto.jpg

O Fantasporto 2007 – 27º Festival Internacional de Cinema do Porto arranca segunda-feira, no Rivoli, na sua habitual fase pré-oficial, com a exibição de retrospectivas e ciclos temáticos.

Um ciclo dedicado aos super-heróis do cinema vai ocupar os primeiros quatro dias, no Grande Auditório do Teatro Rivoli, enquanto o Pequeno Auditório vai exibir ciclos dedicados às obras de Bill Plympton, Ki-Duk Kim e Shinya Tsukamoto, a par de curtas-metragens.

O ciclo dedicado aos super-heróis abre segunda-feira, às 15:00, com «X Men», de Bryan Singer (2000), fechando quinta-feira, às 23:45, com «The League of Extraordinary Gentlemen», de Stephen Norrington (2003).

O programa compreende 16 filmes, com personagens como Superman, Batman, Catwoman ou The Incredibles, entre outros.

O Fantasporto 2007 tem a sua abertura oficial sexta-feira, com a exibição de «El Laberinto del Fauno,» de Guillermo del Toro, enquanto a sessão de encerramento, a 3 de Março, conta com «The Fountain», de Darren Aronovsky.

No programa estão as habituais secções competitivas – o Cinema Fantástico (que inclui as competições de curtas-metragens) a Semana dos Realizadores e a Secção Orient Express, dedicada às cinematografias do Extremo-Oriente.

Além das secções competitivas, o Fantasporto apresenta retrospectivas dedicadas ao Cinema Russo, através da produtora gigante Mosfilm, e ao produtor francês Marin Kamitz.

Em destaque estarão também as comemorações dos 25 anos de dois dos maiores filmes fantásticos de sempre – «ET» e «Blade Runner» – ambos então apresentados em antestreia em Portugal pelo Fantasporto, com iniciativas que a organização do festival vai anunciar em breve.

Entre as estrelas convidadas para a edição deste ano do Fantas, estão confirmadas as presenças de Rosanna Arquette e Henry Thomas, o protagonista, quando era ainda criança, do clássico «ET», entre vários outros.

Durante o festival vai ser atribuído, como é habitual, o Prémio Méliès de Prata, que conta nesta sua 11ª edição, com dez filmes candidatos, entre os quais «Taxidermia», de Gyorgy Pálfi, da Hungria, «The Horror Bus», do holandês Pieter Kuipjers, e «Severance», de Christopher Smit (Reino Unido), entre outros.

Nas curtas-metragens há sete concorrentes, designadamente o português «O Jardim das Delícias da Química», de Jorge Sá, «Finkle`s Odissey», do britânico Barney Clay, e «Happy Birthday 2 You», do espanhol Victor Mata.

O candidato vencedor do Méliès de Prata do Fantasporto fica automaticamente apurado para o Prémio Méliès de Ouro (Méliès d`Or), que desde 1996 é promovido pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico, para dar visibilidade ao cinema do Velho Continente.

O Méliès d`Or será atribuído, este ano, durante o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Lund, na Suécia, em Setembro.

A 27ª edição do Fantasporto tem o patrocínio do Ministério da Cultura, através do ICAM – Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia e da Câmara Municipal do Porto.

Diário Digital / Lusa

Advertisements

1 Comentário

  1. Diana Oliveira said,

    Fevereiro 26, 2007 às 4:05 pm

    Entre as estrelas convidadas para a edição deste ano do Fantas, também se encontra o Quarteto Ébano, que actuou na sessão de abertura. Algo inédito!!! Foi a primeira vez que esteve um grupo, e de muita qualidade musical, a abrir o festival tão conceituado. Parabéns ao Fantasporto!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: