Manel Cruz agora a solo

fogefogebandidomanelcruz.jpeg

Está praticamente concluído o projecto a solo de Manel Cruz, o antigo vocalista dos Ornatos Violeta e líder dos Pluto. À BLITZ, o músico explicou a origem e a índole deste disco, o primeiro em nome próprio, apesar da participação, nas gravações, de numerosos amigos. Composto por dois CDs e um livro (com letras e ilustrações), o álbum reúne temas feitos ao longo dos últimos anos. «Há coisas que surgiram agora, na fase de gravar, e coisas que já existiam. Tem uns devaneios em casa, com os amigos, sons que eu capto na rua… É como pegares no material que tens no computador e que não é para nada e pensares “vou juntar isto, sem grande critério de coerência, e compilar tudo”. É uma coisa que vejo mais como um objecto», diz. «Se calhar requer uma predisposição, como um livro ou um filme, é mais esse tipo de desfrute».

O desprendimento do conceito estende-se à edição (de autor) e à distribuição, que poderá levar Manel Cruz a apresentar o seu trabalho ao volante de uma carrinha, país fora, «tipo feira. Anuncio na net o roteiro da carrinha, para quem estiver interessado… Se calhar é um disparate mas uma pessoa também tem de fazer algumas experiências, até porque se estivermos muito ligados ao mercado, as coisas acontecem de maneira previsível». O facto de ter tido más experiências com a FNAC, como cliente e como músico, faz com que Manel Cruz queira contornar o típico circuito por showcases. «Os gajos eram muito fixes até terem feito o monopólio. Irrita-me muito mais quando as pessoas têm um paleio fantástico de ajuda – da música, da cultura – e depois falham redondamente, do que as pessoas que não têm essa conversa e estão ali para ganhar dinheiro».

O Bandido apresentar-se-á ao vivo quando achar por bem. «Não estou com muita ansiedade para começar a dar concertos. Tenho de descansar um bocado desta maluqueira que foram os últimos tempos». Quanto ao nome do projecto, a autoria é de Kinörm, o baterista dos Ornatos. «Mandou-me um postalzinho de Natal e pôs lá “foge foge bandido”, com uma fotografia minha todo descabelado, todo ressacado. É uma piada de amigos e soou fixe».

Noticia.: BLITZ

3 comentários

  1. Jorge Vieira said,

    Fevereiro 10, 2007 às 2:58 pm

    O Manel é GRANDE!!! Quero esse disco, já chegou o tempo que ansiamos por ele!!!😀

  2. newsubstance said,

    Fevereiro 10, 2007 às 5:52 pm

    Para mim é sem duvida uma das grandes vozes nacionais… Sem duvida alguma😉

  3. André Monteiro said,

    Novembro 28, 2007 às 8:27 pm

    Grande Manel Cruz! Vem ai o cd que vai confirmar ainda mais a excelente voz e com grandes letras que so ele sabe conjugar como ninguem.
    Fico a espera😀


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: